Imprimir

Atualmente a Física Computacional está cada vez mais presente nais mais diversas áreas da física. Em especial no estudo da dinâmica ao redor de buraco negros, os principais cálculos devem ser realizados de forma numérica. Como professor do curso de Física Computacional na UFPA por diversas vezes, o Prof. Ednilton concluiu que o software livre é uma alternativa para quem quer realizar pesquisa ou elaborar materiais didáticos sem ter que empenhar recursos financeiros em licenças de aplicativos fechados. Em particular, ele adota o sistema de matemática simbólica Maxima instalado no Linux para realizar diversas tarefas, desde operações básicas simples em sala de aula, até a apresentação de gráficos, animações e cálculos numéricos na sua pesquisa.

 

Como exemplo do poder do Maxima, pode-se comparar uma órbita simples considerando a gravitação newtoniana e uma órbita simples considerando a teoria da Relatividade Geral.


 

O primeiro tipo de órbita, possível de se descrever sem a recorrência de métodos numéricos, trata-se de uma elipse. Já na Relatividade Geral, a descrição de órbitas é mais complexa, demandando a utilização de métodos numéricos. Comparando os dois casos, vemos que existe um avanço natural no apoastro das órbitas relativísticas. Este avanço tende a desaparecer se o “planeta” estiver muito distante do centro atrator.

 

As animações acima foram essencialmente elaboradas no Maxima, que é um software livre e pode ser baixado de graça. Basicamente, foi gerada uma sequência de imagens usando a linguagem do sistema e então sintetizadas em um GIF através do comando “convert” que faz parte do software ImageMagick®. É possível utilizar este método não apenas para desenvolver material relacionado à pesquisa, mas também para elaborar material utilizado em sala de aula. Por exemplo, a animação abaixo mostra como duas ondas se propagando em sentidos opostos se sobrepõem em uma corda resultando uma onda estacionária. Você encontrará mais detalhes sobre o Maxima, no site http://maxima.sourceforge.net/; é possível instalá-lo em smartphones com o sistema Android.